A adoção de tecnologias e inovações está revolucionando o setor logístico, tornando-o mais seguro, sustentável e competitivo.
Um aspecto cada vez mais crucial para o transporte de cargas é a adoção de tecnologia nas operações logísticas. Dado que, esse elemento tem transformado o setor e proporcionado diversas vantagens e otimização por meio de novas soluções, equipamentos e sistemas, além de estratégias operacionais que aumentam a eficiência, minimizam custos e melhoram a sustentabilidade do setor.
Em razão disso, a Autotec Transportes aborda as principais vantagens competitivas proporcionadas pela tecnologia e a inovação no transporte de cargas.
Otimização de rotas e redução de custos
Com o uso de algoritmos avançados de inteligência artificial é possível sugerir rotas mais eficientes para as operações do transporte de cargas, onde diminui o tempo de transporte e reduz os custos.
Neste sentido, geralmente são traçados os melhores percursos, os quais levam em consideração a diminuição no tempo de deslocamento, economia no consumo de combustível e redução no desgaste de veículos.
Além disso, com a roteirização evita os riscos relacionados ao trânsito e as condições climáticas, que poderiam causar acidentes ou atrasos no prazo de entrega.
Automação e eficiência operacional
Sistemas integrados de gestão (TMS – Transportation Management System), tem como intuito gerar um controle total das frotas e processos logísticos.
Sendo assim, permitem a digitalização de documentos como notas fiscais eletrônicas e comprovantes de entrega. Logo, propicia redução significativa de erros ou falhas humanas, além de minimizar as burocracias existentes no processo, o que consequentemente garante maior produtividade e agilidade em toda operação.
Rastreamento em tempo real
O uso de GPS e IoT (Internet das Coisas) ajudam a rastrear veículos e cargas em tempo real, possibilitando o acompanhamento da localização exata das cargas, garantindo maior segurança e promovendo respostas rápidas a imprevistos.
Além do mais, com sensores é possível monitorar temperatura, umidade e integridade da carga, sendo este um fator crucial para produtos sensíveis e que requerem condições especiais em seu transporte.
Ademais, esses sistemas são importantes estratégias para aumentar a segurança e transparência para clientes e transportadoras, durante as operações.
Sustentabilidade
O tema sustentabilidade no transporte de cargas é diretamente interferido pelas inovações tecnológicas e adoção de práticas mais sustentáveis como o uso de veículos elétricos, combustíveis alternativos e otimização de cargas para reduzir emissões de CO₂.
Além do que, algumas empresas têm adotado embalagens sustentáveis, como as reutilizáveis e recicláveis. E ainda, com a logística reversa eficiente, os produtos são descartados ou redirecionados corretamente, seja para reuso ou reciclagem.
Big Data e análise preditiva
A coleta e análise de dados são práticas essenciais no transporte de carga, pois servem para prever demandas, otimização do estoque, falhas mecânicas e consumo de combustível. Logo, a partir disso, identifica-se padrões que auxiliam na prevenção de falhas e asseguram melhorias no desempenho da frota.
Assim também, destaca-se tomadas de decisões mais assertivas e planejamentos mais eficientes, uma vez que as decisões serão baseadas em informações mais precisas e estratégicas.
Portanto, nota-se que a adoção dessas inovações não apenas otimiza o transporte de cargas, como também fortalece a competitividade das empresas no mercado. Por isso, quem investe em tecnologia aumenta as chances de se destacar e oferecer um serviço mais eficaz e seguro.